sábado, 29 de setembro de 2012

Toei eiga mura

Estou de volta para contar sobre meu segundo dia em Kyoto, um dos dias mais otakus de minha viagem XD.
No dia anterior, quando conhecia a grande estação de Kyoto, passei pelo centro de informações para turistas para pegar alguns folhetos para programar meu passeio, eis que por acaso encontro um folheto em inglês, bem voltado pra gringo mesmo, anunciando :"venha conhecer os cenários de gravações dos filmes de samurais!"
A princípio achei que fosse mais uma armadilha para turistas, mas depois percebi que era um dos pontos que não poderia deixar o japão sem visitar. Trata-se do Toei eiga mura, um parque da Toei situado junto a um dos estúdios oficiais onde eles gravam as séries de tv e filmes.  O parque consiste basicamente de uma cidade cenográfica usada para os filmes de época. Cada quarteirão é baseado em um período histórico do japão. Andei pelas ruas da era meiji, do período sengoku, e de outras eras.


O parque em si estava bem vazio, o que me bateu uma pena. Era bem interessante, mas tinha um ar de abandono. De qualquer maneira, era perfeito para você se sentir dentro do japão feudal. Claro que se você chegasse perto dava pra ver que era cenográfico... mas dava para sentir o clima de filme no ar. Tinha até mesmo efeitos especiais no meio desse clima, como o lago do qual sai um monstro, estilo Nessy.
Eu cheguei até a encontrar uma família de brasileiros no parque, só pra matar a saudade do Português. Eles contaram que até contrataram um intérprete para a viagem... ainda bem que não tive esse tipo de problema.
Uma coisa bacana é que os estúdios de filmagem reais ficavam alí do lado, e dava pra ver.
Tinha também umas apresentações, onde eles contavam os detalhes técnicos das gravações de cenas de época, como os tipos de espadas que eles usavam e suas correspondentes cenográficas, o sistema monetário da época e suas réplicas, entre outras coisas.

Mas o que realmente me fez amar esse parque não foi nada disso. Afinal, todos sabemos que não é só filme de época que a Toei faz! Pra começar, logo na entrada do parque, tem o One Piece Shop, que parecia ser uma atração deste verão, da qual vi anúncios na estação de Kyoto


Além de todo o tipo de goods de One Piece à venda (os quais boa parte podiam ser encontrados em vários outros lugares), tinha telas com os character designs para o anime,  réplicas de veículos e estátuas dos personagens.


Além disso, tinha o museu de animação da Toei. Tinha bonecos, pôsteres e informações com a história das animações da Toei desde quando ela foi fundada até os dias atuais. Tinha de tudo... desde Yamato, Ginga Tetsudou 999, Gegege no kitarou, passando por hokuto no ken, kinnikuman e os mazingers , sem deixar passar Slam Dunk, Saint Seiya, Dragon Ball e Sailor Moon, até Digimon, One Piece , Pretty Cure e Toriko. E muitos outros, simplesmente de tudo... Posteres dos filmes (dos quais eu conhecia vários)... tinha até um mini estúdio de dublagem para você brincar de seiyuu por um instante. É claro que participei! Dublei uma cena de Gegege no Kitarou, mas é muito estranho ouvir a sua própria voz, ainda mais em japonês! Sem contar que até o timing eu não consegui pegar direito.
Mas a foto indispensável dessa parte era simplesmente o Great Mazinger!

Tinha também uma área dedicada aos filmes do estúdio, com posteres dos grandes sucessos, imagens dos famosos atores dos filmes de época, os quais não conhecia nenhum . Tinha também uma área ninja e uma casa mal assombrada, mas nada muito espetacular.

Contudo, o que me fez pirar completamente foi o segundo andar. Nossa, eu tirei tanta foto lá que não dá pra postar aqui nem 1 décimo das fotos que tirei. Vou ver se consigo hospedar em algum lugar só as fotos desse lugar, pois já dá um álbum ou dois.
Era a área de Tokusatsu. Sim! lá ficam em exposição as roupas, armaduras de praticamente todos os tokus da Toei. Era simplesmente um sonho. Logo na entrada tinha um Jaspion e outros metal heroes pendurados no portão. Depois lá dentro, tinha roupas de alguns sentais mais recentes, colocados nos cockpits de seus respectivos mechas. Tinha inclusive alguns mechas também!  Em seguida, no mesmo ambiente, ficavam os kamen riders... vários, de todas as gerações. Tinha até um pedaço do Den Liner e algumas motos. Tinha uns joguinhos interativos bem toscos à la Parque da Mônica nos anos 90, bem toscos ... nem cheguei a mexer neles. Tinha alguns posteres de propaganda de cerveja com os atores que interpretavam os riders. Estavam também lá o violino e as cerâmicas que representam as datas em Kamen Rider Kiva. Tinha um espaço com fotos autografadas dos atores gravando os longas metragens de suas séries.
Tinha também espaço para alguns dos monstros e vilões mais emblemáticos. No final, tinha uma das partes mais emocionantes : uma área com TODOS OS REDS enfileirados, desde Goranger até Gobusters.  Logo em seguida, fora dessa sala, tinha uma estátua gigante do Kamen Rider ichigou (o primeiro rider) que ficava girando 360 graus. Ao lado tinha uma maquina de vender Kamen Cyder, o refrigerante dos kamen riders.







Enfim, espero que tenham curtido as fotos. Assim que der, eu volto com mais

Retomando...

Desculpe gente, como vocês perceberam, acabei abandonando um pouco o blog. Já voltei para o Brasil,e aproveitei muito minha estadia no Japão. Demorei tanto pra postar que até já deu tempo pra eu fazer outra viagem ao exterior... mas isso é outra história, que conto em outro post.

Enquanto estive lá no Japão, acabei não tendo mais tempo para postar... sem contar que era complicado atualizar o blog do celular ou do computador do Hotel... ainda mais que as fotos estavam quase todas na câmera, e um blog deste tipo só com texto e sem fotos não tem graça.

Para completar o abandono, quando voltei pro Brasil, tive que correr atrás do tempo perdido para o mestrado. Desde então tenho estado sem tempo para poder postar aqui, e as coisas não tendem a melhorar tão cedo. Mas vou fazer o possível para atualizar o blog. E depois, agora com as fotos , posso fazer postes mais interessantes e organizá-los de maneira temática.

Bom, e ja vou começando. Vou continuar de onde parei. Em seguida, continuarei falando sobre meu passeio por Kyoto. Mais especificamente, sobre o Toei Kyoto Eiga Mura, o parque de diversões da Toei! Não percam!